sexta-feira, 26 de abril de 2019

POLÍTICA 01 - Projeto Educação e Política.



Saudações! 

A política é uma das pautas a serem exploradas por aqui. Entre suas infinitas possibilidades, minha atenção estará voltada ao desenvolvimento de temas bases que tenham caráter informativo. 
No contexto da atuação política, seja ela partidária ou não, acredito muito  que o sucesso do engajamento individual e coletivo passe, obrigatoriamente, por uma questão educacional em nível "micropolítico" - dentro de pequenos grupos, entidades, associações e coletivos congeneres... Claro que a educação como política de Estado, é a saída para muitos problemas, inclusive os políticos, entretanto, uma formação complementar, mínima que fosse, assim como acontecem em áreas do esporte e cultura, em alguns poucos Estados e cidades brasileiras, poderiam fomentar a importância da política na vida das pessoas. 
Não me refiro aos centros acadêmicos especializados em graduações e pós graduações na área de ciência política, essas, tem muito valor, entretanto, estão asseguradas a uma simbólica parcela da sociedade que certamente, na maioria dos casos, seguirão carreiras em docência ou pesquisa, quando não as duas. 
Com a internet o acesso a informação e cursos básicos, qualquer cidadão pode construir o conhecimento que os conteúdos formais nas áreas de História, Sociologia e Filosofia durante o ensino médio, por várias questões, não despertam o interesse dos jovens. Abaixo seguem como sugestão alguns deles: 


Contudo, proponho iniciativas locais e comunitárias. Preferencialmente com formulações próprias adaptadas a realidade regional.  
Neste post, compartilho resumidamente minha experiencia teórica e prática. Teórica na produção de um projeto simples e autoral, prática na aplicação de um curso para pessoas do meu bairro na sede social da nossa associação de moradores, ocorrido em 2018, certificando 17 pessoas num programa com duração total de dois meses e meio - 20 horas/aula. 
Nosso projeto foi publicado pelo site e divulgador científico - Sabedoria Popular- acesse por aqui




Para maiores informações sobre o curso ou projeto, estou disponível no email: prof.matos.historia@gmail.com 



PROJETO EDUCACIONAL:
PLANO DE CURSO EM “EDUCAÇÃO E POLÍTICA”
Prof. Felipe de O. Matos


           

APRESENTAÇÃO

Vivemos a era da informação. Não estamos em transição a ela, ou colhendo os frutos do período após todos seus desdobramentos. Nesta nova etapa - da informação tecnológica - os saberes foram multiplicados, as demandas foram personalizadas e a educação escolar, não detém o monopólio de suas construções. Aspectos positivos e negativos se moldam em torno desta realidade impulsionada pela internet como ferramenta de difusão. Entre as perspectivas positivas, podemos elencar alguns fatores: acesso democratizado; flexibilização; caracterizações para fins distintos; produções independentes; entre tantas outras. Em contraponto as perspectivas negativas se apresentam com um conjunto de efeitos nocivos, sobretudo, de caráter “impreciso”, produtor e formador de opiniões, acarretando, incrementando e estabelecendo direcionamentos na formação cultural e política da sociedade. Somente um movimento “educativo” pode prover alternativas viáveis aos dissensos provocados por este histórico período.
 “[...] Como princípio educativo, a pesquisa promove a transformação, tanto pessoal quanto social. Ela suscita: o questionamento criativo; a capacidade de inventar soluções próprias para desafios; a capacidade de descobrir ou criar relações alternativas entre os dados descobertos; a motivação emancipatória que leva um sujeito a recusar ser tratado como objeto[...]” (DEMO, 1991 apud PESCUMA e CASTILHO, p. 13. 2013) . 
Quanto a política é paradoxal seu “status” em alguns momentos no atual cenário, enquanto a negação das suas atribuições são defendidas por políticos mal intencionados, oriundas das crises decorrentes que o país tem vivido, noutra ponta há um conjunto defensor de suas prerrogativas aguardando por mudanças advindas supostamente das renovações. Contudo, podemos inferir que existe interesse e disposição por se debater temas centrais da política, muito mais do que em décadas passadas, pondo por terra o argumento dos anti-políticos que, esperam difundir a ideia de falência pelos meios da informação disseminada, vulgarmente tendenciosa e manipulada.   
Artigos da Fundação Konrad Adenauer no Brasil dos anos de 2016 e 2017, concluem que a demanda por projetos de educação política tem se intensificado, ou seja, o cidadão brasileiro aspira conhecer e debater sua política. Institutos de educação cidadã são idealizações cada vez mais frequentes em todo país, sejam elas de iniciativas governamentais como as escolas dos parlamentos ou oriundas da iniciativa privada e terceiro setor.
São com essas iniciativas que este projeto se converge. Produzir um plano de “Educação Política” para contribuir às transformações necessárias, a medida que o exercício democrático nos exige tal movimento, e a educação é parte fundamental neste processo. O eixo central ao qual este plano se projeta, é a sistematização dos conceitos bases relacionados à política, bem como seus desenvolvimentos históricos-sociais.
Neste universo serão contemplados temas como: ética na política; doutrinas políticas; regimes políticos; organização do Estado brasileiro; atribuições de cargos eletivos; sistema eleitoral; sistema partidário e organizações de terceiro setor.
Com isso, esperamos, efetivamente, passar a ideia de que é possível produzirmos reflexões críticas sobre política como ferramenta de empoderamento cívico, sobretudo para seu aprimoramento. Somente assim, serão extirpados os falaciosos discursos de desprezo sobre seus efeitos. 
[...] Política é encargo ou patrimônio para mim, para o jovem, para o outro? A política de ação, não só a política do cotidiano - no condomínio, na escola, na família, no bairro, na ONG, no sindicato -, mas a política como atividade e vida pública, não necessariamente partidária, exige participação. Não fazê-la é algo que ao meu ver, indica alienação [...] (CORTELLA E JANINE, p. 55. 2015).  

OBJETIVOS

O curso de “Educação Política” objetiva-se em fornecer subsídios teóricos sobre os conceitos chaves de temas relacionados com a política. Dedicar-se exclusivamente a garantir o desenvolvimento de atividades educativas éticas, plurais, democráticas, suprapartidárias - sem vícios ou paixões ideológicas-, reflexivas e com espaços para debates: 
Estabelecer estratégias para transmitir entendimentos acerca dos conteúdos propostos que compõem, em sua maioria, os referenciais curriculares das séries de ensino médio, nos componentes de história, geografia, sociologia e filosofia.       
Promover a formação de consciências políticas-cidadãs, estimulando-as sobre a importância da participação popular como ferramenta de inserção social, a partir de experiências vivenciadas ao longo do curso para fortalecimento do ambiente democrático. Enfim, produzir efeitos de ampliação do escopo para aplicabilidade do curso em termos quantitativos e qualitativos.

PÚBLICO ALVO

Entendemos como um propósito universal o acesso à educação política. Entretanto, considerando-se as especificações deste plano de curso, o público alvo está direcionado aos jovens e estudantes do ensino médio- a partir dos quinzes anos - líderes comunitários, líderes partidários, representantes das entidades do terceiro setor cidadãos em geral.

CARGA HORÁRIA

Carga horária total será de vinte horas/aulas (20 h/a). Divididos em dez encontros com periodicidade semanal.

METODOLOGIA

A metodologia empregada na elaboração deste projeto são as pesquisas bibliográficas, das publicações acadêmicas de temática semelhante, nos artigos de entidades políticas empreendedoras de ações educativas com o mesmo fim e através dos cursos de formação livre em ambiente virtual.
Quanto às aulas preveem-se como metodologia de ensino-aprendizagem, as seguintes iniciativas:
     Aulas expositivas dialogadas, utilizando recursos tecnológicos.
     Discussão das problematizações, visando garantir o debate das questões analisadas.
     Leitura de textos e/ou estudos de casos.
      Resolução de exercícios, estudos de casos e filmes relacionados à área.
     Palestra de profissionais atuantes da área como convidados.
     Visita técnica aos ambientes da administração pública e casa legislativa do município. 

PLANO DE CURSO

A organização dos conteúdos abordados seguem critérios baseados na interdependência dos aspectos históricos, sociológicos e filosóficos dos temas e, a medida que partem do universo abstrato dos conceitos produzem parâmetros de comparações com a realidade social concreta.
Nesta seção, a estratégia está centrada em discorrer sobre todos os aspectos que envolvem a organização das aulas práticas, bem como as habilidades e competências que serão estimuladas nos educandos. Conforme conteúdos programáticos:
           
  • Apresentação do curso e socialização.
  • Ética e Política 
    • O que é Política?
    • O que é Ética e Moral ? 
  • Conceitos Políticos I
    • Ideologia, o que é ?
    • Doutrinas Políticas: Liberalismo, Neoliberalismo, Socialismo, Comunismo, Social-Democracia, Conservadorismo, Progressismo.
  • Conceitos Políticos II 
    • Formas de Governos: República e Monarquia. 
    • Regimes Políticos: Democrático, Autoritário, Totalitário. 
    • Sistemas de Governos: Presidencialismo, Parlamentarismo. 
  • Organização Política do Estado brasileiro. I
    • Organograma do Estado Brasileiro.
    • Funções das Instituições.
  • Organização Política do Estado brasileiro II
    • Atribuições dos cargos eletivos no Brasil - Dos executivos e legislativos.
    • * Para complementação dos conteúdos abordados uma visita técnica no paço municipal ou na câmara legislativa da cidade.  
  • Sistema Eleitoral brasileiro. 
    • Sistema partidário. 
    • Noções de legislação eleitoral.  
  • Política, informação e poder: A democracia e as mídias sociais.
    • Conceito de ciberdemocracia. 
    • Reflexões sobre as FakeNews.
  • Sociedade Civil organizada. Terceiro Setor.
    • Engajamento. 
    • Suas contribuições para a política e para a democracia.
  • Democracia exige participação! Encerramento e confraternização.
    • Palestra Final.  

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO: Divisão de períodos para o cronograma das aulas. Com limite máximo de duas horas por encontro. 
METODOLOGIA: Método didático de aplicação das aulas. Aulas dialogadas; Aulas expositivas; Fruição de produção áudio-visual; dinâmicas;  atividades individuais ou em grupos. 

RECURSOS NECESSÁRIOS: Data show; Acesso a internet; Imagens e vídeo organizados; Lousa; Folhas de sulfite. 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: Sensibilização e informação a respeito de conceitos básicos de política e suas correlações, regimes políticos,  sistemas de governo, eleitoral e de terceiro setor; Capacidade de distinção entre os conceitos; Capacidade de reflexão crítica das abordagens e reconhecimento dos atuais parâmetros e conjunturas políticas.

AVALIAÇÃO

A avaliação do curso será realizada através de trabalhos em sala, debates e pelas demais atividades propostas pelo professor-facilitador. Terão direitos a receber certificação os educandos que obtiverem 75% de freqüência ao longo dos encontros.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

             Nos objetivos propostos deste plano de curso, estabelecemos produzir efeitos de politização popular e ampliar o escopo da aplicabilidade do curso em termos quantitativos e qualitativos. Para tanto, os educandos que completarem a programação de encontros e atividades, receberão, formulários para responderem à nossa pesquisa de satisfação com o curso. Essa iniciativa visa ampliar o olhar em termos qualitativos dos conteúdos programáticos a fim de estabelecermos em mudanças necessárias quando as ocasiões de novas ações se fizerem possíveis.
Relacionadas, seguem as questões propostas que terão dimensões dissertativas e de escalas numéricas:

     Dados pessoais e de endereço completo.
     Contatos - Telefones e e-mails.
     Nível de satisfação com o curso.
     Nível de satisfação com o professor/facilitador. 
     Nível de satisfação com os recursos.
     Nível de satisfação com os palestrantes convidados.
     Nível de satisfação com as saídas técnicas.
     Você recomendaria para alguém este curso?
     Indique o conteúdo que mais gostou de aprender?
     Indique o conteúdo que menos gostou de aprender?


BIBLIOGRAFIA:   


Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Curso de iniciação política. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/. Acesso em Julho de 2018.

BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. 4ª. ed. - São Paulo: Contexto, 2008.

BARROS, Jussara de. Plano de aula. Portal Brasil Escola. Disponível em http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plano-de-aula.htm. Acesso em Julho de 2018.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade - Por uma teoria geral da política; tradução Marco Aurélio Nogueira. — Rio de Janeko: Paz e Terra, 1987.

BOBBIO, Norberto; Matteucci, Nicola; Pasquino, Gianfranco. Dicionário de Política Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1a ed., 1998.

BRANCO, Marcello Simão ; Dantas, Humberto;  Jr, José Paulo Martins; Praça, Sérgio; Serpa, Luiz Gustavo; Ribeiral, Tatiana Braz. Curso de formação política 2004. Apostila e programa. Instituto Legislativo Paulista, 2004.

BRECHT, Bertolt. O analfabeto político. Disponível em https://www.pensador.com/frase/MjMzMDA5/ . Acesso em Julho de 2018. 

CORTELLA, Mario Sergio; Ribeiro, Renato Janine. Política: para não ser idiota. 9ª ed. - Campinas - São Paulo: Papirus 7 Mares, 2012. 

DANTAS, Humberto. Brasil em foco. Análises & Comentários. Fundação Konrad Adenauer Stiftung. Dezembro 2017.

DANTAS, Humberto. Educação política: sugestões de ação a partir de nossa atuação Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2017.  

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 34ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 36ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

Freire, Paulo. Política e Educação : ensaios / Paulo Freire. – 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001.

PESCUMA, Derma; Castilho, Antonio Paulo Ferreira de. Projeto de pesquisa - o que é? Como fazer? : um guia para sua elaboração. São Paulo: Olho d'Água, 2013. 

QUEIROZ, Antônio Augusto de. Noções de Política e Cidadania no Brasil. Brasília: DIAP, 2012. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/583_arquivo.pdf. Acesso em Julho 2018.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? Disponível em <http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_9_PAE.pdf.> Acesso em Junho de 2018.

SILVA, Kaline Vanderlei; Silva, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2010.