sábado, 20 de abril de 2019

RESENHA 01 - O REI DE HAVANA




LIVRO:  O Rei de Havana
TÍTULO ORIGINAL: Ey Rey de La Habana
AUTOR: Pedro Juan Gutiérrez 
EDITORA: Comp. das Letras - Selo: Alfaguara 
TRADUÇÃO: José Rubens Siqueira 
PÁGINAS: 182
EDIÇÃO:
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2017
PAÍS DE ORIGEM: Cuba  
MÉDIA DE PREÇO: R$ 30,00. 






SOBRE O LIVRO: 


Com uma narrativa que retrata  Cuba dos anos 1990, tem na cidade Havana o ambiente para o desenvolvimento de toda história. O protagonista Reinaldo, (Rei), é o caçula de uma família desestruturada tem a existência entregue a calamidade, falta de sorte e oportunidades, pobreza, prostituição, consumo de drogas, penúria e indigência, aspectos esses que também permeiam a vida dos demais agentes envolvidos na trama. 

Após, trágica e violentamente, perder sua família, Rei é levado a uma espécie de cadeia para menores - reformatório- e ali passa algum tempo até conseguir fugir. Alguns aprendizados e traumas deste período atravessam consigo toda a narrativa. Após sua fuga, as ruas dos bairros periféricos de Havana passam a ser seu lar, o convívio com pessoas muito abaixo da linha de pobreza, miséria, de pertubações psicológicas, mortes e assassinatos, de uso de drogas e bebidas, além de uma exacerbada sexualização tanto em termos comerciais como as prostitutas, como aqueles nas mais bizarras situações de sujeira e degradação que tiravam proveitos do sexo. 
É nesse ambiente que Rei desenvolve sua vida. Agraciado por uma potencia sexual produzida pelo seu falo ímpar e níveis de saciedade estratosféricos, atrai atenção e amores de várias personagens, mulheres das mais variadas características, prostitutas, senhoras e cartomantes, sem contar os travestis. Entretanto, a sua maneira, vive um caso de "amor" - se assim pudéssemos chamar - com Magda, vendedora de amendoins torrados e profissional do sexo. O relacionamento entre ambos perpassa toda a narrativa, entre idas e vindas, vivem doentiamente uma relação que beira a loucura com muito rum (mais típico que água na história dessas pessoas), cigarros, drogas, pouca, mais muita pouca alimentação e muita sujeira e sessões de sexo que chegam a durar dias!  Rei também tenta trabalhar em algumas poucas ocasiões, porém, sempre algum infortúnio o atrapalha, sua atração pela vida marginal dos guetos, além de Magda, não o deixa progredir. 

Por fim, Magda e Rei, se aproximam cada vez mais após um acidente de proporções coletivas que os fazem por mútua ajuda conviverem até o desfecho da trama. Na verdade um grande drama humanitário.  
  
MINHA AVALIAÇÃO: 

Ruim ()
Regular () 
Bom ()
Ótimo (X)
Sensacional - Fodástico! ()

Pontos positivos: Narrativa envolvente e instigante. O leitor é absorvido pela trama que, para além dos problemas factuais das personagens, apresenta uma idéia do que tenha sido ou possa ter sido, a questão do desenvolvimento da vida humana em situações como aquela. E quão dramática é a realidade de milhões de seres humanos quando políticas de Estado, sejam as ditas de direita ou as de esquerda, não produzem níveis minimamente aceitáveis de vida e desenvolvimento com dignidade para esmagadora maioria. 
Cabe-nos refletir não somente sobre Cuba. Mas sim, sobre toda as formas de perversidades que a competição por protagonismos tantos sociais e políticos de grandes potencias mundias influenciam negativamente, por um desencadeamento de fatores a vida de milhões de pessoas. É um livro para muito além de um simples conto...       


Pontos negativos: Apesar de um texto simples e direto que facilita o entendimento dos leitores, além de absorve-los até nunca mais conseguirem parar. O livro trata, talvez, com extrema crueza e pouquíssimo decoro, diálogos e cenas sexuais exacerbadamente. Para leitores com dificuldades de distinção moral em obras e apresentações artísticas, podem enfrentar bloqueios até gerar algum desconforto. 
Confesso que como primeira leitura deste autor, fiquei um pouco apreensivo com descrições de alguns detalhes como odores e formas. Longe de julgamentos quaisquer, eles me levaram a refletir que para o entendimento e sensibilização acerca do drama daquelas pessoas, faziam-se necessários.       

Por que (sim/não) recomendo este livro? 

Sim, recomendo este livro! Pelo tema, pelo texto, e por todas as qualidades que avalio nele. Tenho apreço pela literatura latino americana, penso que nós mesmo com diferenças culturais e políticas, temos que saber pertencer a este universo. Essa pode ser uma boa leitura para cada vez mais nos aproximar. "Nosotros" aqui no Brasil, temos muitas cidades e bairros com dramas semelhantes de Havana, bem como milhares de meninos como Rei. Boa leitura!